terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Jéssica Mara - A celebridade do momento

Após a conquista do Campeonato Cearense de Xadrez Feminino, Jéssica Mara virou a celebridade enxadrística do momento.




A canindeense foi notícia em tudo que é site e blog sobre xadrez:

O blog "Xadrez Arte", de nosso amigo Matheus, foi o primeiro a noticiar a conquista da Jéssica, além de ter transmitido ao vivo toda a competição.

O site "Brasil Xadrez", do prof. Ari Maia, publicou uma matéria onde ressaltou a expressividade do título da Jéssica em virtude da participação da campeã de 2010, Vanessa Ketlyn, e da tetracampeã cearense Janete de Alcântara na competição.

Marcius Brandão, deu uma "peruada" de mestre e fez uma belíssima homenagem à garota.

O prof. Francisco José ensinou como é que se faz e anunciou que temos uma Nova Campeã Cearense no seu blog "Alfanuméricos".

O MF Silvio Cunha não perdeu a oportunidade e fez um lance de mestre ao divulgar que the winner is Jéssica! em seu blog "Xadrez na UFC".


O site da FCX fez a publicação oficial, claro. 

A notícia foi se espalhando e chegou até São Paulo, onde os nossos parceiros do site "Xadrez Batatais" também destacaram a atuação de Jéssica no Cearense de Xadrez Feminino.

Há rumores que, no facebook, cerca de 100 mil usuários curtiram o status da Jéssica quando ela escreveu: "Êba, ganhei o Cearense Feminino. Agora, rumo ao brasileiro."

O nosso quase mestre Dawton não divulgou nada em seu blog, mas falou com seu amigo Magnus Calrsen e juntos espalharam a notícia entre a cúpula do xadrez Mundial:

Hikaru Nakamura comentou em seu twitter: "Congratulations Jéssica".
Levon Aronian também parabenizou a garota e disse: "Շնորհավորում Jessica"
Até Garry kasparov entrou na onda: "Поздравляем Jéssica"

obs: dizem Judit Polgar não quiz comentar porque sentiu sua soberania ameaçada.

Em Canindé, os repórteres locais faziam enormes filas em frente à casa da garota em busca de uma entrevista  ou uma simples foto. Tinha que pegar até senha.

Até o Gibson, fundador do CXC, foi pra rádio e falou sobre o orgulho de ver os frutos do trabalho que iniciou.

Então, em agradecimento a todas essas homenagens, Jéssica escreveu um depoimento especialmente para o blog do CXC, onde conta um pouco de sua trajetória no xadrez e fala da felicidade e ter conquistado esse título:


"Por volta do dia 10 de junho de 2007, eu estava sentada em um banco de praça e cansada de olhar uns meninos fazendo zuada, gritando e jogando um jogo que eu num sabia nem pra onde vai. Eis que o Diego resolve ir lá me ensinar algumas coisinhas sobre o tal jogo'. 

Dias depois, curiosa com aquele joguinho, quis que ele me ensinasse mais. Dai, começou toda minha historia no xadrez... 

Logo de cara, no primeiro campeonato que participei (uma das etapas do CCXR Canindé), não sei como consegui fazer 2 pontos e acabei ganhando o melhor feminino. 





No outro dia, repeti a façanha, causando ate algumas pequenas intrigas (sempre gosto de dizer isso porque acho que foi isso que me fez continuar ;D) 


Naquele mesmo ano foi minha primeira viagem, que não foi muito produtiva. 


Em 2008, foi onde comecei indo na historia dos "cearenses". 

Primeiro veio o Cearense da criança e da juventude, onde para a surpresa de muitos, fiquei com o 1° lugar após vencer a favorita daquele torneio. 

Também neste mesmo ano teve o Cearense Escolar, onde também fiquei com o 1° lugar. 


Em 2009 foi o ano! Último ano de escolar! Primeira vez que participei das olimpíadas escolares e para minha felicidade também fui campeã, ganhando assim uma viagem para Maringá-PR para representar o Estado.

Em 2010, ganhei uns campeonatos que foram realizados na Barra do Ceará, foi o ano em que praticamente parei de jogar. 

Mas em 2011 eu voltei e ganhei o 1° no campeonato do dia do trabalhador (na minha categoria) e uns femininos por ai. 

E agora, para minha surpresa, serio', MINHA SUPRESA' eu sou a Campeã Cearense de Xadrez Feminino'. Nunca passou isso pela minha cabeça. 


Título como esse eu não esperava conquistar agora', até porque, por algumas questões psicológicas e financeiras, eu nem ia participar do campeonato. 

Fui para fortaleza sozinha com 40 conto no bolso, minhas mandingas e o meu lençol da sorte e voltei com uma das maiores alegrias da minha vida, por mais que dure pouco. Agora sempre vou poder dizer que entrei pro Hall of Fame. 


Ah, não posso deixar de agradecer a todas as meninas, pois estar lá com elas naquele momento foi muito bom e que em 2012 possamos estar todas juntas lá de novo!"



Parabéns Jéssica. Agora o desafio é maior. Rumo ao Brasileiro!

4 comentários:

  1. Antoniel como sempre sabias palavras.

    Parabéns Jessyk e também a boa postagens ficou da hora mesmo.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkk show show show
    Só troca ai o "Capivarada" por "Peruada" de mestre.
    Ela merece!!!

    ResponderExcluir
  3. Jéssica é a primeira canideense inscrita no Aberto de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  4. heheheheheh
    só com as meninas jéssica? :(
    PARABÉNS E MUITO BOA A POSTAGEM!

    ResponderExcluir